Saúde

7 Exames para Fazer no seu Bebê ainda na Maternidade – Dicas e Informações







Saúde Bebe – Not1

7 Exames para Fazer no seu Bebê ainda na Maternidade – Dicas e Informações

Para as mamães de primeira viagem ou não, é importante saber que a chegada de um bebê e um fato marcante, e nos primeiros dias de vida de seu filhote será preciso fazer 7 exames – básicos – mais essenciais para a saúde de seu filho.

Esses exames devem ser feitos ainda na maternidade, incluindo o teste do pezinho, tipagem sanguínea, teste da orelhinha,  teste do coraçãozinho, teste do olhinho e por último o teste do quadril… Conhece todos eles? Sabe a sua importância? Então confira aqui no Not1:

**Teste do Pezinho – Básico:

O teste do pezinho identifica: fenilcetonúria (deficiência no metabolismo de determinada proteína que pode levar ao retardo mental), hipotireoidismo (deficiência na produção de hormônios da tireoide – pode afetar o desenvolvimento da criança, físico e mental), Fibrose Cística (doença hereditária que pode gerar acúmulo de muco nos pulmões e pâncreas), Hemoglobinopatias (doenças de sangue, como a anemia falciforme.)

O Teste deve ser feito 48 horas após o nascimento. Para isso é preciso uma coleta de sangue do calcanhar ou da veia do bebe. Ele precisa ter sido amamentado antes do exame, pois o leite materno deixa os problemas internos mais evidentes. É obrigatório ser feito ainda na maternidade.

**Teste do Pezinho – Avançado:

Esse teste já é mais diferenciado, e menos conhecido, identifica cerca de 30 doenças, desde probleminhas genéticos e metabólicos até doenças infecciosas. Deve ser feito 48 horas após o nascimento e é feito por meio de uma coleta de sangue do calcanhar. O bebe precisa ter sido amamentado antes e uma informação importante é: ele não é obrigatório e não é oferecido pela rede pública de saúde, mas pode ser solicitado na maternidade.

**Tipagem Sanguínea:

Irá identificar o tipo sanguíneo do bebê para o caso de emergências, deve ser feito 48 horas após o nascimento, é coletado no bebê ou em alguns casos da própria placenta. É obrigatório e gratuito na rede pública de saúde.

 **Teste da Orelhinha:

Serve para identificar a surdez, deve ser feito ainda na maternidade. Para isso o pediatra coloca um aparelho similar a um fone na criança ligado a um equipamento que produz estímulos que identificam traços de surdez. É obrigatório e público em todos os hospitais da rede pública.

**Teste do Olhinho:

Tem o intuito de identificar a possível cegues, ou problemas oculares, deve ser feito na primeira semana de vida para isso um feixe de luz é direcionado aos olhos da criança, caso eles forem saudáveis, emitirão uma cor avermelhada e contínua. O Exame não é obrigatório mas pode ser exigido.

**Teste do Coraçãozinho:

 Esse teste identifica problemas cardíacos, como defeitos na válvula do coração. Deve ser feito ainda na maternidade. Não é obrigatório mas deve ser solicitado. Nele um aparelho de pressão chamado oxímetro é colocado em dois membros do bebê, se esse equipamento apontar diferença entre um e outro, a criança pode ter algum problema cardíaco.

**Teste do Quadril:

Identifica problemas no quadril, como encurtamento do membro e osteartrose precoce, deve ser feito na maternidade mais não é obrigatório.  Para identificar problemas o médico pediatra movimenta as pernas e o quadril do bebê com técnicas da chamada Manobra Ortolani, caso perceba algum problema, ele solicitará outros exames.

Fonte: Yahoo.com.br

**Gostou das Dicas? Tem dúvidas? Então comente aqui no Not1!!

Assuntos do Artigo:
  • fotos doo filhos de fabio jr
  • cabelos de festa jovem
  • Mesa Bolo Aniversario
  • tema de festa infantil para menino

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.