Mundo - História e Atualidades

História e Política Brasil – Ditadura Militar, Fatos, Eleições Brasil







História e Política do Brasil – Ditadura Militar

Saiba a Cronologia dos Fatos mais Importantes que marcaram a História do Brasil, conheça mais a fundo como foi a Ditadura e as Eleições após a Saída dos Militares:

Ditadura Militar – Em 31 de Março de 1964, os militares depuseram o presidente João Goulart e assumiram o poder.

Em 13 de dezembro de 1968, teve início a fase mais dura da ditadura, com o decreto do Ato Institucional N° 5. O AI-5 institucionalizou o arbítrio nas mãos  dos militares, pois suspendeu todos os direitos políticos civis. No período, houve também censura prévia nos jornais e na área cultural (música, teatro). Com a forte repressão policial, parte da esquerda migrou para a luta armada.

Com o fim do ”milagre econômico” (período de grande crescimento econômico de 1969 a 1973), o presidente general Ernesto Geisel propôs a abertura política ”lenta, segura e gradual”. Nos anos 1977 e 1978, começam os protestos estudantis e as greves nas fábricas.

Em 1978, Geisel retira o AI-5. No ano seguinte, o novo presidente, o general João Figueiredo, mantém a abertura política e decreta a Lei da Anistia – que permite a libertação de presos políticos e o retorno dos exilados.

Um grande movimento da população, em 1984, exigiu a volta das eleições diretas para presidente. Apesar das manifestações de milhões de pessoas, o Congresso não aprovou por dois terços as Diretas Já. Em janeiro de 1984, o Colégio Eleitoral elegeu o oposicionista Tancredo Neves (PMDB), que morreu antes da posse.

José Sarney assumiu em seu lugar. Foi o fim da ditadura, mas as eleições ainda demorariam mais de quatro anos para ocorrer.

Em 1989, após 29 anos sem eleições diretas, os brasileiros elegeram diretamente Fernando Collor para presidente. Em 1992, Collor foi afastado pelo Congresso (processo de impeachment) por denúncias de corrupção, e seu vice, Itamar Franco, assumiu. Nas eleições de 1994, Fernando Henrique Cardoso foi eleito. Ele obteve o direito de reeleição e ficou oito anos na Presidência. Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao governo. Lula também foi reeleito.

Foto/Divulgação

*** Participe do nosso Blog Not1 e Comente sobre História e Política Brasil – Ditadura Militar, Fatos, Eleições Brasil

Assuntos do Artigo:
  • ditadura militar no brasil
  • ditadura militar
  • história da política no brasil
  • fatos históricos relacionados a política

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Luisa Veitmann disse:

    A melhor maneira de entender quem é quem na política no Brasil e na América Latina é ver todos os dias as páginas dos jornais.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.