Mundo - História e Atualidades

Polêmico: Acordo Nuclear do Irã, O que prevê e Situação







O Programa Nuclear do Irã, sob comando do presidente Mahmoud Ahmadinejad, vem sofrendo fortes pressões internacionais, sob quais seriam os objetivos e consequencias dos projetos atômicos do país no Mundo e relações políticas.

 

Em 2010, o presidente do Brasil e da Turquia anunciaram um acordo com o Irã o que gerou ainda mais polêmica no cenário das relações públicas, pois pode evitar que o Conselho de Segurança da ONU aprove sanções contra o governo Iraniano, como o EUA pretende.

O que o Acordo Prevê?

O Irã enviará 1,2 tonelada de urânio com baixo grau de enriquecimento (3,5%) para a Turquia em troca de 120 kg de combustível enriquecido a 20%.  A troca deverá ser acompanhada pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU).

O combustível será usado num pequeno reator de pesquisas médicas em Teerã, instalado pelos Estados Unidos há muitos anos. Ele está sofrendo com a falta de combustível, que antes era fornecido pelo exterior.

Por que o Irã não pode enriquecer urânio em seu próprio território?

O argumento é de que o Irã poderia desenvolver mais sua capacidade de enriquecimento. O que causa temor em vários países de que o país tenha condições de construir um dispositivo nuclear, que requer urânio com um alto grau de enriquecimento, de cerca de 90%.

Há um receio de que o Irã esteja tentando adquirir a experiência para que possa, um dia, se quiser, fabricar uma bomba. Esse receio é alimentado pelo fato de que o Irã escondeu seu programa de enriquecimento por 18 anos. Porém  o país diz que não descumprirá suas obrigações estabelecidas pelo Tratado de Não Proliferação Nuclear (NPT) e não usará a tecnologia para fabricar uma bomba nuclear.

 

Fatos Polêmicos

  • Países que já possuem armas nucleares e são assinaram o tratado de Não-Proliferação nuclear se comprometeram a acabar com os armamentos e alegam que têm feito isso ao reduzir seus arsenais, mas críticos defendem que na verdade eles não tem seguido no caminho do desarmamento. Como por exemplo desses países temos EUA e Grã-Bretanha.
  • Especialistas creem que o Irã poderia enriquecer urânio suficiente para construir uma bomba em poucos meses, mas o país ainda não detém o domínio da tecnologia. Alías se o Irã descumprir o Tratado de Não-Proliferação das armas nucleares ficaria vulnerável a ataques.Por isso, alguns acreditam que a ameaça de que o Irã desenvolva uma bomba atômica é exagerada.
  • O Irã já sofreu diversas sanções a projetos, vendas e comércio e Empresas.
  • O Conselho de Segurança e a AIEA querem que o Irã suspenda as atividades de enriquecimento, projetos envolvendo água pesada – num reator que pode produzir plutônio,o qual pode ser usado como substituto do urânio numa bomba nuclear. Além disso a AIEA pediu ao Irã a permição de inspeções mais minuciosas como uma forma de criar mais confiança.

Fonte: BBC Brasil

O que você acha da Polêmica e Situação dos Acordos com o Irã? Deixe um comentário

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.