Animal

Rato-do-Cacau Bicho Ameaçado de Extinção Animal de Hábitos Noturnos







Animal Not1 – Rato-do-Cacau Bicho Ameaçado de Extinção Animal de Hábitos Noturnos

Rato-do-Cacau Bicho Ameaçado de Extinção Animal de Hábitos NoturnosFoto/Divulgação  Rato-do-Cacau um Bicho Ameaçado de Extinção Você vai saber um pouco mais deste Animal de Hábitos Noturnos  Como a vida na Terra depende de um equilíbrio entre todos o rato-do-cacau faz falta para o meio ambiente. Podemos pensar mais um rato não fará falta para o planeta, não é mesmo?!  Mas faz!!!! A vida é um ciclo e um depende do outro …

Sabemos que o rato é uma animal arisco, rápido e difícil de pegar, não é?! O rato-do-cacau, também… Os pesquisadores sofrem para observá-lo. Ele sabe se esconder muito bem e fica difícil estudá-lo. Mas sabe-se que ele adora um cacaueiro e é lá que ele vive….

Um animal de hábitos noturnos o rato-do-cacau gosta de sair a noite para comer sua dieta principal são as folhas e frutos. Não deixa ser visto, quando percebe movimento corre e se esconde nos ocos das árvores e nas bromélias que crescem no mato….

Pouco se sabe sobre esta espécie, existe  técnicas de observação que os cientistas usam mas com o rato-do-cacau é muito difícil. Sua reprodução, os pesquisadores suspeitam de que cada fêmea tenha apenas um filhote por ano. E isso talvez se dá por falta de lugar  para morar e com isso o rato-do-cacau sofre  ameaça de extinção… Uma pena, não é?!

Por isso que o desmatamento prejudica a vida de muitas espécies… Para o  rato-do-cacau falta moradia, pois quase toda a floresta nativa do sul da Bahia, onde vive o roedor, já foi desmatada.  O que resta está nas cabrunas (ambiente formado pela mistura de cacaueiros e outras espécies de plantas), mas que estão sendo derrubadas para dar lugar as pastagens.

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças Junho/2013

*** Participe do nosso Blog Not1 e Comente O que fazer para preservar as espécies ameaçadas de extinção

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.